
Confira mais figuras para Ano Novo:
[red]***[/red]http://www.ocomentarios.com/orkut/87/1/ano-novo.html[red]***[/red]
Bjs Mara Santos***
16,80€
Apesar da acne juvenil ser um quadro auto-limitado, ou seja, na grande maioria dos casos ela desaparece a partir dos 20 anos, ela deve ser tratada para se evitar cicatrizes permanentes, e pelo impacto psicológico que ela causa na vida dos adolescentes.
O tratamento das acne visa controlar o excesso de oleosidade da pele, a formação dos comedões ou cravos, a população de bactérias presentes na pele, e a inflamação quando ela existir. Para isso, a higienização com produtos específicos é fundamental.
Ela pode ser feita com sabonetes e géis de limpeza, geralmente à base de enxofre e ácido salicílico e outras substâncias anticépticas.
Porém essa limpeza não deve ser excessiva (máximo de 2-3 vezes ao dia) pelo risco de irritação e ressecamento da pele. Além disso, o uso de sabonetes abrasivos e loções adstringentes também deve ser cauteloso pelos mesmos riscos.
O tratamento da acne pode ser feito com medicações de uso local ou via oral, ou mesmo tratamento combinado, dependendo do tipo e gravidade da acne.
Alguns medicamentos de uso local (géis, cremes, loções oil-free ) possuem substâncias que controlam o excesso de produção de queratina e do sebo (retinóides como exemplo o adapaleno), substâncias que diminuem a população de bactérias e a inflamação local, como é o caso dos antibióticos tópicos (como exemplo eritromicina) e do peróxido de benzoíla, que também provoca descamação superficial da pele e previne o aparecimento dos cravos.
Já o tratamento oral está indicado nos casos de acne inflamatória, e quando moderada pode-se indicar limeciclina, quando há lesões como “espinhas internas” e com pus, e ou nos casos de acne que não responderam ao tratamento tópico.
Casos de acne grave, ou que já esteja deixando cicatrizes, está indicado o uso da isotretinoína via oral. Há ainda o tratamento com anticoncepcionais, indicados para mulheres com distúrbios hormonais.
Deve-se entender que o resultado do tratamento não é imediato, requer tempo e a melhora não vai ser tão aparente até pelo menos 4 a 6 semanas ( ás vezes mais) desde o seu início. A manutenção desta terapia também é muito importante principalmente entre os adolescentes já que a doença tende a retornar sem a sua continuação.
IMPORTANTE: O tratamento nunca deve ser interrompido precocemente e sem a orientação do médico.
Existem 4 distúrbios locais na pele que favorecem o aparecimento da acne:
Tipos de Espinhas
A acne apresenta diversos tipos de lesões de acordo com o grau da doença. Ela pode se apresentar tanto na face quanto no peito e nas costas, locais com maior concentração de folículos pilo-sebáceos.
Existem basicamente 5 tipos de acne:
a) acne grau 1: aquela em que predominam os cravos, tanto os brancos quanto os pretos;
b) acne grau 2: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas);
d) acne grau 4: nódulos e abcessos que se comunicam formando verdadeiros canais que drenam pus e deixam cicatrizes, muitas vezes quelóides;
e) acne grau 5: quadro de acne grave em que há comprometimento sistémico (o paciente chega a ficar doente, muitas vezes com febre e outros sintomas).
Obs.: Num mesmo paciente podem se encontrar, simultaneamente,todos esses elementos.
A Importância do Tratamento da Acne na Adolescência:
A adolescência é uma fase da vida conflituosa em que o indivíduo passa por grandes transformações do corpo. Também é a fase em que se desenvolvem as relações sociais, as amizades, os namoros, e quando inevitavelmente, surgem as comparações com as pessoas com quem convive, o questionamento de como é visto, gostado e valorizado.
É nessa fase, portanto, que ocorre o amadurecimento emocional e psicológico do adolescente, além do desenvolvimento de sua personalidade.
Por ser uma doença de pele e consequentemente estar ligada à aparência física, a acne pode dar origem a importantes conflitos psicológicos e prejudicar a auto-estima do adolescente.
É importante que os pais ou responsáveis entendam que o impacto individual da acne é muito difícil de julgar , pois mesmo uma acne leve pode ser um problema significante para alguns pacientes , diminuindo sua qualidade de vida e em alguns casos seu convívio social.
Com isso ele deixa de participar de actividades sociais como festas, viagens, jogos de futebol, e até mesmo deixa de namorar pelo medo de aceitação da sua aparência.
Por isso é importante que a acne seja tratada desde o início, para que ela não deixe marcas físicas e psicológicas na vida do adolescente.
Os efeitos negativos da acne são similares nos pacientes mais velhos sendo que estes na maioria das vezes já apresentam cicatrizes de lesões de espinhas antigas, geralmente permanentes e difíceis de tratar.
É importante lembrar que tratamentos altamente efectivos para acne estão disponíveis, e em muitos casos a cura é possível.
Cicatrizes das Espinhas
A espinhas, ou a acne inflamatória (aquela em que há pontos vermelhos e amarelos), não deve ser espremida ou manipulada.
Isso favorece a entrada de bactérias presentes na superfície da pele, mais inflamação, e consequentemente manchas e cicatrizes que podem ser permanentes.
A espinha pode levar alguns dias para cicatrizar, sendo que o uso de secativos pode ajudar na cicatrização
É de comum acordo que as cicatrizes de acne não são esteticamente aceitas e os pacientes em geral não gostam do aspecto que deixam na pele. Tratá-las é difícil, existem hoje múltiplos tratamentos disponíveis desde métodos cirúrgicos, peelings químicos até o uso de lasers. Mas preveni-las através do tratamento precoce das espinhas ainda é a melhor conduta.
Bjs Mara Santos***
Todos os dias, antes de se ir deitar, e se possível também pela manhã, a sua pele deve ser submetida a este processo. Não custa muito, é simples, e precisa levantar-se apenas cinco minutos mais cedo. A sua pele vai ficar resplandecente e você, depois de ver o efeito, também!
Nem todos temos uma pele igual; antes de mais é necessário perceber a que categoria pertence para adaptar o tipo de tratamento e produtos, existem vários tipos de pele:
Porquê fazê-lo? Porque o seu rosto é o seu cartão de visita. É a parte mais exposta do nosso corpo e, por isso, é a que está sujeita a mais agressões externas.
Com que frequência se deve fazer uma limpeza de pele? No meu ver deve fazer-se 2 (duas) por ano, inicio do ano, entre Março/ Abril, e outra no final do verão Setembro/ Outubro.
Qual a marca de produtos que devo utilizar? Não é a marca o mais importante, o que deve ter em conta é se os produtos que esta a utilizar são os mais indicados para o seu tipo de pele, porque na maioria dos casos o erro começa aí, a preocupação de utilizarem boas marcas, e não serem adequadas para o tipo de peles em questão!!!! Antes de mais, tenham sempre atenção, secas, oleosas ou mistas!!!!
Ps.:A imagem foi retirada da net.....
Bjs Mara Santos***
Bjs Mara Santos***
Fonte: Medicina & Saúde®