segunda-feira, 30 de junho de 2008

Depilação!!!!

Apesar de todas falarmos em depilação o termo mais indicado seria epilação.....para o acto de extrair os pêlos do corpo de forma temporária ou definitiva pela pela raiz!!!!
Ou seja, depilação é quando utilizamos materiais cortantes como os cremes depilatórios ou as gillette, quando o pêlo não é retirado pela raiz, mas sim cortado; epilação é quando utilizamos materiais que retiram o pêlo pela raiz.

A muito que as mulheres procurem eliminar o excesso de pêlos e penugens, para fins estéticos e para higiene pessoal. A história nos revela que em 1500 a.C. os homens já removiam os pêlos com um depilador feito de sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga e trissulfeto de antimônio. Cleópatra tirava seus tão indesejáveis pêlos com faixas de tecidos finos banhados em cera quente. Embora os depilatórios químicos sejam considerados uma invenção contemporânea, o processo para remoção dos pêlos através de decomposição química surgiu na Antiguidade. Na realidade, durante séculos seu desenvolvimento ficou adormecido e diversas outras alternativas foram introduzidas.
Existem vários tipos de depilação:
  • Depilação temporária:
- Cera: Consiste em grudar uma cera especial na pele e puxar retirando assim os pelos. Existem 2 tipos de cera. A cera fria é mais pratica porém não tão eficaz. Basta a pessoa esquenta-la com as mãos por 10 segundos grudar nos pelos e retira-la. É o segundo melhor método de depilação existente. A cera quente dá um pouco mais de trabalho porem é o melhor de todos os métodos existentes para retirada de pelos. Deve pegar a cera coloca-la num recipiente onde possa aquece-la bastante. Em seguida ainda bem quente coloca-se no local e retira-se os pelos. Não pode ser usada fria, pois assim perde completamente sua eficácia. Também não é recomendado que se reutilize a cera depois de esquentada. Apesar de ser o melhor método de depilação tanto a cera quente como a fria irritam muito a pele, devendo-se sempre consultar um dermatologista antes de usá-las. Em ambos os casos os pelos são retirados pela raiz sendo assim a cada vez que você faz a depilação os pelos nascem mais fracos e finos, porém essa diminuição só pode ser considerada significativa depois de muitos anos de depilação. É um dos métodos que causa dor.

- Creme depilatório: Consiste num creme com composições químicas que deixa o pelo mole ficando assim fácil a retirada. Deve pegar o creme e passar de forma generosa por todo o local onde deseja-se retirar os pelos. Depois disso aguardar cerca de7 a 10 minutos e tirar com uma espátula, esponja ou toalha húmida. Deve-se antes fazer um teste em uma pequena área para saber se sua pele é sensível ao produto. A não ser que sua pele seja extremamente sensível ou tenha alergia a algum componente do produto este é o único método em que não há irritação na pele. Apesar de não haver irritação este é o pior método de depilação pois os pelos não são tirados da raiz sendo assim crescem bem mais depressa que os outros métodos e não diminuem os pelos. É o único método que não há dor na retirada dos pelos.

- Depilador eléctrico (maquina): Consiste em retirar os pelos em um aparelho que é formado por diversas pinças metálicas. Ele retira os pelos pela raiz e não é tão eficaz quanto a cera quente ou a fria. Não irrita tanto a pele como a cera. Este método também causa dor.

  • Depilação definitiva: Na depilação definitiva o pêlo DESAPARECE PARA SEMPRE! Como? Através da electrocoagulação ou do raio de luz, laser ou pulsada, com a energia, duração e precisão necessárias, inactivamos a célula germinativa, ficando SEM PÊLOS PARA SEMPRE!
-Laser: É um método de depilação definitiva. O laser, selectivo e calibrado, é detentor de um raio de luz, com energias, duração de impulsos e comprimentos de onda capazes de inactivar a célula germinativa do pêlo. Indicado para muitos pêlos e grandes áreas (rosto, virilhas, axilas, pernas, braços, costas, tórax. etc.)

-Depilação Eléctrica: Depilação eléctrica (electrocoagulação, electrólise ou termólise), são métodos de depilação definitiva, com correntes eléctricas. Através de um filamento inserido no folículo piloso, electrocoagula-se, inactivando a célula germinativa do pêlo, com energia e precisão adequada, sem deixar marcas na pele. Indicada para poucos pêlos (um ou outro, em qualquer área), pelugens muito claras, pêlos brancos ou ruivos.

-Luz pulsada: Luz pulsada (ou fotodepilação) é mais um método de depilação definitiva. A”leitura” mais importante da luz pulsada é a melanina (pigmentação). Existem vários aparelhos, com maior ou menor capacidade de resolução, dependendo das energias e duração de ”pulsos”. Para muitos pêlos, escuros ou claros, pelugens e grandes áreas (rosto, virilhas, axilas, pernas, braços, costas, tórax. etc.).

Perguntas frequentes sobre o assunto:

  1. Os resultados são bons, na depilação definitiva? Na depilação definitiva os pêlos desaparecem para SEMPRE! Para que tudo corra eficazmente é necessário que o método seja o indicado para o tipo de pêlo e pele, que os aparelhos tenham a potência necessária para destruir o pêlo, sem danificar a pele e, que a profissional tenha formação exaustiva de todos os aparelhos e métodos que tem ao seu alcance para resolver o problema ao seu cliente!
  2. Poderei vir a ter alguns pêlos daqui por alguns anos?Todo o nosso corpo está coberto por pêlos (excepto palmas das mãos e plantas dos pés) que podem estar visíveis, ou adormecidos no seu folículo. Em qualquer altura da nossa vida, por alterações hormonais, medicação ou saúde, podem acordar e tornarem-se visíveis... e muito inestéticos! Mas não são os mesmos tratados pela depilação definitiva!
  3. A depilação definitiva é indolor? É indolor. Sente-se um pouco, porque estamos a fazer um tratamento. A depilação eléctrica sente-se um pouco mais, mas é perfeitamente tolerável. O laser e a luz pulsada, praticamente, não se sente sentem.
  4. Existe diferença entre a depilação definitiva no rosto e no corpo?No rosto, por estar mais exposto, requer uma maior exigência. Até a pelugem se pode tornar incomodativa. Requer mais sessões e são mensais. No corpo, por os pêlos terem um crescimento mais lento, as sessões são bimensais. O agradável é que não tem pêlos entre as sessões! Ficar com uma ligeira pelugem, é normal e até essencial, pois o pêlo tem funções fundamentais no nosso organismo.
  5. Corro riscos, ao fazer uma depilação definitiva?Claro que não! Há regras e cuidados que devem ser respeitados, SEMPRE! Respeitar o tempo para a exposição solar, não fazer solarium, não ter lesões na pele, não usar medicação fotossensibilizante. Alguma cosmética é restrita. Estes, bem como outros conselhos, serão dados num bom Centro de Estética.
  6. Que cuidados devo ter com a pele, para fazer depilação a lazer, luz pulsada ou eléctrica?A medicação fotossensibilizante, o solarium, as lesões na pele, algumas doenças específicas e a exposição solar imediata, estão contra-indicadas. O sol e alguma cosmética alcoolizada são precauções a ter. Aconselhamos o tratamento num corpo são, numa pele sã, muito bem hidratada (bom hidratante), fina (bom esfoliante) e sempre com protector solar (índice alto).
  7. Não posso apanhar sol se estiver a fazer laser ou luz pulsada?Deve ter cuidado com o sol. No laser, recomendamos 15 dias antes e depois, não se expor. Na luz pulsada pode ir até 45 dias, principalmente depois de apanhar sol. No entanto devemos ter sempre em atenção o bronzeamento, ou o fototipo, da pele.
  8. A depilação definitiva é dispendiosa?No nosso ponto de vista, não. Ficar sem pêlos para sempre é o sonho de qualquer um de nós, atendendo a que ninguém gosta de ter pêlos! Não se pode comparar aos preços da depilação a cera, como é óbvio, mas, se é para o nosso bem-estar, vale a pena o investimento! E encontraremos, certamente, a solução financeira que mais lhe convém.
  9. Sou uma pessoa de cor. Posso fazer laser? Se não for muito escura (raça indiana, mestiça, etc.), pode fazer laser, utilizando energias baixas. A luz pulsada está interdita, devido à quantidade de melanina existente na pele, de uma pessoa de cor.
Bjs Mara Santos***

Ps.: Informação retirada da Wikipédia e centro de estética


1 comentário:

Moonflower disse...

Cara Mara o seu blog deixou-me muito mais esclarecida, mas em todo o caso gostaria de colocar uma questão, se não se importar, relativamente à luz pulsada. Já me informei em dois centros que fazem esse tratamento no Montijo e num disseram-me que, entre sessões, devo retirar o pêlo com cera e noutro que tem de ser com gillete. Quem está certo? Por um lado penso que se retirar com gillete o pêlo vai engrossar e prolongar o tratamento. Por outro lado interrogo-me se ao retirar com cera não estarei a estragar o trabalho já feito, dado que, penso eu, o objectivo seja destruir a raíz. Se pudesse esclarecer-me, agradecia muito.