terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Índice de massa Corporal - IMC

Calcular IMC ou Índice de Massa Corporal ajuda a definir o grau de obesidade de uma pessoa, segundo a Organização Mundial da Saúde. Através do cálculo de IMC é possível saber se está acima ou abaixo dos parâmetros de peso ideal ou saudável para a sua estatura.

O Índice de Massa Corporal (ou IMC) é uma fórmula aceite como padrão de medida internacional para identificar o grau de obesidade de uma pessoa. Saber se o seu peso está de acordo com sua altura é factor primordial para analisar um aspecto muito importante sobre a sua saúde. É um método fácil, através do qual qualquer pessoa pode obter uma indicação, se está abaixo do peso, no peso ideal, acima do peso ou obeso. É através dos valores do peso e altura, que se faz o cálculo do IMC. A fórmula relaciona a altura com o peso do corpo de um indivíduo. Assim, conforme o resultado do Índice de Massa Corporal, podemos classificar se um indivíduo está com o défice de peso, peso normal, excesso de peso ou obesidade.

Como calcular o valor de IMC ?

Para calcular o valor de IMC de uma pessoa, deve-se dividir o peso medido em quilogramas (kg), pelo resultado da multiplicação da altura em metros, por ela mesma.

IMC = Peso / (Altura)²


A Organização Mundial de Saúde usa um critério simples:

Condição

IMC em adultos

abaixo do peso

abaixo de 18,5

no peso normal

entre 18,5 e 25

acima do peso

entre 25 e 30

obeso

acima de 30


Interpretar o Índice de Massa Corporal ?

a) Se o resultado estiver dentro dos valores abaixo do peso, é necessário procurar aumentar de peso para evitar a desnutrição, factor responsável por elevadas taxas de morbilidade.

b) Se o resultado estiver dentro dos valores de peso ideal ou peso saudável, parabéns, mas não se esqueça de continuar a fazer uma alimentação adequada e de praticar exercício físico regularmente. Eles ajudam a manter a saúde e o bem-estar, e auxiliam na manutenção do peso ideal. O IMC ideal ou saudável deverá situar-se nos 22 para mulheres e 23 para homens.

c) Se o resultado estiver dentro dos valores acima do peso, preocupe-se, pois encontra-se inserido num grupo com grandes probabilidades de desenvolver doenças como a diabetes e a hipertensão, entre outras. Procure reduzir peso.

d) Se o resultado estiver dentro dos valores de obesidade, o risco de problemas de saúde é bastante elevado, e a probabilidade de complicações metabólicas é grave. Procure reduzir peso imediatamente.


Ps.: Divirtam-se a calcular as vossos Índices de massa corporal!!!! Lol

Bjs Mara Santos***

Sem comentários: