domingo, 31 de agosto de 2008

Celulite

Por debaixo da epiderme e derme existem três camadas de gordura. A Celulite desenvolve- se na parte mais superficial das três camadas. É chamada a hipoderme ou camada subcutânea de gordura. As células de gordura na hipoderme estão organizadas em câmaras de fios de tecido conjuntivo. A armazenagem de gordura e o metabolismo das células adiposas reagem apenas às hormonas, e não às dietas ou exercícios.
As células adiposas nas duas camadas de reserva de gordura, que se encontram por debaixo da hipoderme, estão dispersas numa rede solta.
O grau de armazenagem de gordura e de metabolismo nestas camadas varia de acordo com a dieta e o exercício. Notavelmente, estas camadas não são responsáveis pela formação de celulite.



A celulite tem um nome grande e complicado: Hidrolipodistrofia ginóide ou HLDG

H de Hidro = Água
L de Lipo = Gordura
D de Distrofia = Desordem na nutrição das células
G de Ginóide = Mulher

Juntando todas as partes, a celulite significa um desequilíbrio do metabolismo Lípidos e do fluxo de líquidos na mulher, ou seja, a celulite aparece quando a pele não elimina correctamente a gordura e não drena água, isso leva a um acumulo de gorduras e deterioração das estruturas da pele, e se apresenta na forma de ondulação ou nódulos (aspecto casca de laranja ou acolchoado).
A celulite ocorre na camada adiposa subcutânea, que é determinante do formato corporal da mulher.
A celulite atinge cerca de 90% das mulheres não importa se são magras, ou gordas, altas ou baixas, loiras,ruivas, morenas ou negras.
O mecanismo de geração da celulite é extremamente complexo e essas alterações vão se instalando de forma gradual e progressiva.
Num determinado momento da vida da mulher os capilares sanguíneos deixam extravasar mais líquidos para o tecido de costume, formando-se um edema. Esse edema comprime os capilares, acentuando ainda mais a diminuição circulatória e o edema (retenção de líquidos). Ao mesmo tempo, ocorre uma redução das trocas entre as células e o sistema circulatório, que faz com que as células adiposas armazenem gordura em excesso e aumentam de volume, e que juntamente com o edema passam a comprimir todas as estruturas ali presentes.

Como se desenvolve a celulite?
  • As células adiposas alargam,devido à acumulação de gordura.
  • As paredes capilares tornam-se excessivamente permeáveis causando a acumulação localizada de fluidos.
  • A drenagem linfática insuficiente demora a eliminação de excesso de fluidos.
  • As células adiposas agrupam-se e ficam ligadas por fibras de colagénio, e impedem a corrente sanguínea.
  • Os fios de tecido conjuntivo endurecem, contraem-se e puxam a pele para baixo.
De onde vem a celulite?
A celulite está associada a diversas causas, geralmente relacionadas aos hábitos de saúde e ao estilo de vida da mulher. esses hábitos podem ser:
  • Factores hormonais- Os hormonios femininos (principalmente estrógeno) levam a um maior armazenamento de gorduras e retenção de líquidos e modificação no sistema circulatório.
  • Causas hereditárias- Não tem como fugir, a celulite vem de mãe para filha. Mulheres que têm um corpo em formato de pêra-quadris largo,seios pequenos, pernas grossas apresentam maior probabilidade de desenvolver celulite.
  • Factores circulatórios- Se a circulação não flui bem, a nutrição das células fica comprometida. Mulheres com varizes e vasos superficiais têm também mais propensão para a celulite. Roupas e sapatos apertados, que prendem o corpo e causem desconforto, devem ser evitados.
  • Estilo de vida- Stress e factores emocionais podem desencadear alterações no sistema hormonal. Prova disso é que, quando a mulher passa por uma crise de stress, não raramente a sua menstruação fica desregulada o que pode contribuir para piorar o quadro.
  • Alimentação- Adeptas do fast food estão na lista. Gorduras, açucares, carboidratos e sal são os maiores vilões da pele.
  • Sedentarismo- A falta de exercício físico provoca flacidez e acumulo de gordura na pele.
  • Bebidas- O álcool em contacto com o organismo produz açucares, que aumenta o volume das células de gordura.
  • Fumo- A nicotina e o alcatrão dos cigarros provocam o espessamento das veias, dificultando a circulação do sangue e a eliminação das toxinas.
Onde ela aparece?
Uma das principais características da celulite é juntamente aparecer de forma localizada, em geral nas regiões que mais definem e marcam o corpo da mulher, que são no bumbum, culote, coxas e também podem aparecer afectadas o abdómen, parte interna dos braços e parte interna superior dos joelhos.




Bjs Mara Santos***

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

De volta ao trabalho!!!

Informo as minhas clientes que a partir de amanhã estou de volta ao trabalho!!!!

Bjs Mara Santos***

terça-feira, 12 de agosto de 2008

De férias!!!!

Informo as minhas clientes que encerro uma semana para férias entre os dias 12 de Agosto até ao dia 18 de Agosto!!!!

Bjs Mara Santos***